sábado, 28 de dezembro de 2013

Teu Saber – Ayrtes

A vida é cheia de sabedoria e Deus verte conhecimento em todas as direções; nós apenas registramos na consciência o que se encontra na natureza, este grande livro escrito pela Inteligência Suprema.
Sabes alguma coisa? Deves saber; onde aprendeste? Com alguém; e quem é esse alguém? Desse modo, vamos buscando os fundamentos da sabedoria até chegar a Deus, o único que tudo sabe, porque sabe como convém saber, O conhecimento nos traz certa paz; ele nos ajuda na educação dos sentimentos, entretanto, não pode ficar sozinho, O saber sem amor desvia a nobreza de caráter e é neste rumo que queremos seguir. As aves têm duas asas - o equilíbrio se encontra no meio.
Para que um lar seja bem formado, deve haver muito entendimento entre os pais, compreendendo que os filhos são Espíritos sob sua guarda em busca do aprendizado; eles fazem parte da família, com direitos e deveres também.
Os pais de uma família precisam analisar seus filhos, observar em todos os momentos as fraquezas dos mesmos e ajudá-los nas suas deficiências. Este é um trabalho psicológico, que os progenitores não desconhecem e quando buscam no Evangelho o socorro, aumentam o entendimento; a experiência do dia-a-dia o converte igualmente em livro que a consciência sabe guardar. Lê, meu filho, tudo o que se refere à educação dos filhos, do lar e do próprio casal, porque se mantiveres este interesse no aprendizado, encontrarás as facilidades de entendimento e a sabedoria que vem sempre de Deus se manifestará em teu coração, como luz que nunca se apagara.
Entretanto, tem prudência no que se refere ao conhecimento; mesmo a alimentação física, quando obedece ao exagero, entra em discordância com o organismo. A nutrição espiritual deve obedecer aos mesmos cuidados, para não deprimir o faminto dela; todo extremo nos traz preocupações, dada à violência tisnada na pressa. O teu saber não pode ser vertido em grandes doses para os teus filhos; dá a eles o que poderem assimilar,
O assunto mais urgente desta mensagem e tendências; a direção de um lar deve obedecer as tendências dos filhos e o casal em harmonia pode trocar idéias, sem que veja a agressão como única forma de corrigi-los; a melhor maneira é pelo exemplo e, depois, a palavra que no momento exato tem muita influência e os resultados são os melhores, A criança inclinada para o mal, quando os pais acodem a tempo, toma outro rumo e esquece a influência passageira de pensamentos e fatos em desacordo com a verdade; é neste sentido que o Evangelho no lar é de uma utilidade sem igual, pelo fato de ensinar somente boas qualidades, como fazer o ambiente em casa e em todos os corações para as mais altas inspirações do amor. O pendor para o mal não é de natureza congênita do Espírito; são reações de pensamentos inferiores de outros espíritos que desconhecem a educação espiritual. Já os pensamentos e idéias elevadas se afinizam mais com a consciência, por serem oriundos de Deus e das almas puras, Vê, meu filho, a propensão dos que te cercam e trata de ajudá-los naquilo de que eles precisam, que Deus e Cristo te ajudarão a ajudar melhor. Procura alimentar as tendências dignas em todos aqueles que te rodeiam, que tu e a tua casa encontrarão a paz.
Livro: Tua Casa.
Ayrtes / João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário